Projeto arquitetónico sustentável

EDIFÍCIOS QUE RESPIRAM EM MEIO AO CAOS


prédio com arvores
vipworks

A sustentabilidade é um tema altamente relevante para mim. Não consigo imaginar sequer o interior de uma casa sem verde. Sem plantas. O que dirá uma cidade sem espaços verdes. E com o crescimento das cidades, vamos vendo ao longo dos anos pequenos blocos de concreto ocuparem a natureza de forma silenciosa. Basta pensarmos na nossa cidade ou no nosso bairro há 20 anos atrás ou nem tanto. Como viveremos daqui a 20 ou 40 anos? Se não estivermos cá para ver, a próxima geração estará. 

No local onde agora vivo, próximo a Lisboa, posso dizer-vos, não existe nenhum espaço verde de média dimensão. Tudo o que existe resume-se a pequenas praças, com poucas árvores e alguns bancos ou baloiços. E apesar de sermos cada vez mais urbanos, cada vez mais valorizamos a qualidade de vida que se tem nas regiões mais interiores.


fachada de prédio com arvores
stefanoboeriarchitetti

Este projeto arquitetónico é da autoria do italiano Stefano Boeri e apesar de não resolver o problema ambiental que certamente se aprofundará, pode revelar-se um bom ponto de partida, até mesmo para a reflexão.


prédios com arvores


O projeto à esquerda, em Milão, possui cerca de 800 árvores. Já o da direita, em Singapura, possui quase 4 hectares de luxuosos terraços.

O sistema de rega funciona através da utilização de energia de painéis solares, localizados no telhado. E a água usada pelas árvores retorna purificada na atmosfera sob a forma de vapor de água, cujo processo extrai calor do ambiente circundante. A vegetação atua como um filtro, reduzindo assim a temperatura interior e exterior em até 3 graus, e no Verão, há uma diminuição do aquecimento das fachadas de até 30 graus.

Mais de 20 espécies de aves já foram encontradas aninhadas nas árvores e joaninhas foram liberadas na vegetação para combater eventuais pragas sem necessidade de utilização de pesticidas.

Sem dúvida, este é um projeto que favorece o crescimento de um novo ecossistema urbano, mais sustentável e que harmoniza as cidades, deixando-as sobretudo respirar.

edificios com arvores

Comentários