sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Como fazer uma bancada na cozinha


Bora lá fazer mais lixo?
Nãaaaaaaaao


cozinha preta e branca



A visão da cozinha cá de casa era um autêntico caos.
Móveis pequenos, pouco espaço para guardar as coisas, cadeiras partidas
 e uma mesa sempre disponível para pousar qualquer coisinha que houvesse.

Como não era possível neste momento trocar por uma cozinha nova a minha cabeça 
começou a magicar... Até eu tenho medo quando isso acontece.
É sempre sinónimo de pó, tinta e afins...
Mas vale sempre a pena quando a alma não é pequena ;-) 

E não sei, mas sinto que estas mudanças renovam as energias.
E se interiormente às vezes é difícil sermos sempre positivos,
por fora podemos sempre fazer qualquer coisa que ajude a modificar a nossa energia.
Olhar todos os dias para o caos parece que nos impede de arrumar as ideias.
Eu sinto isso...


bancada na cozinha

Bem, tudo isto começou pelos bancos.
Andei à procura na OLX de uns bancos altos e baratos.
Não estava disposta a gastar balúrdios com esta ideia e se não arranjasse os bancos não
havia bancada para ninguém ;-p

Até que encontrei estes, por apenas 25€ os dois.
Estavam apenas a precisar de uma pintura na base que é de metal e estava enferrujada e a descascar.
Nada demais para mim. Nada que uma tinta não resolvesse o problema.
Num próximo post explico o passo a passo desta pintura.

Realmente dei-me conta da quantidade de coisas usadas à venda, e em bom estado de 
aproveitamento, que nós nem sequer cogitamos como hipótese. 
Pensamos sempre, bora lá comprar um novo. Bora lá consumir e produzir mais lixo. 

E esta é uma forma excelente de contribuirmos com o nosso bolso e com 
o meio ambiente, aproveitando materiais. Algo que já não é útil para os outros pode bem ser útil 
para nós e por vezes para outros fins.

Portanto fica aqui o meu conselho. Se querem transformar alguma coisa em casa
e não têm muitos recursos para isso uma boa dica é procurarem móveis usados
que mesmo que não seja ao vosso gosto possam transformar.
Isso também faz com que os vossos móveis tenham a vossa personalidade,
 porque vos permite personalizar ao vosso gosto ;-)

A madeira para a bancada comprei no AKI.
Quanto aos suportes, têm de ser uns resistentes, pois alguns dizem que suportam muito
peso mas não é verdade de todo. Os primeiros que comprei não eram bons...


proteção bandeja de tinta

Nunca mais me ponho a lavar bandejas de tinta...
Confesso que a pior parte de pintar, pelo menos para mim, era sempre ter de lavar os utensílios.
E há soluções tão práticas como esta. 
Andam a vender bandejas descartáveis de plástico e caríssimas não sei para quê.

bancada preta, frigoríco preto

Particularmente eu gostei da madeira ao natural, fica rústico.
O problema é que não combinava com o outro lado da cozinha...

A tinta que utilizei para pintar a bancada é uma própria para madeira, uma tinta acrílica acetinada.
Também comprei no AKI, e é uma marca branca bem mais barata que as outras.
Foi a mesma que utilizei para pintar os puxadores dos móveis da cozinha.

Também adesivei o frigorífico cá de casa, com papel contact.
Mas não gostei muito de como ficou o acabamento das portas, o recorte não ficou bom.
Estou a pensar em passar tinta spray...Bom, tema para outro post ;-)



móvel branco cozinha

Móvel do IKEA preparado para o viciado em CrossFit cá de casa.
Não vale a pena remar contra a corrente, o melhor é adaptar as coisas às nossas
necessidades diárias e assim conseguimos ter sempre tudo organizado.
Esta é outra dica ;-)

O saco de treino estava sempre no chão da cozinha. 
Para quem treina todo o santo dia não ia exigir que colocasse o saco na varanda ou no quarto.
Até porque isso não ia acontecer ;-p
E é uma função mesmo preparar tudo para o treino, acabava sendo a cozinha o dormitório,
então mais valia criar um espaço para colocar o saco, os batidos, a creatina, etc, etc e tal.


O cantinho do café e a minha latinha à espera de ser pintada ;-)


Também acabei com isso de andar sempre à procura de uma caneta ou de uma 
tesoura para cortar as embalagens. E claro, foi uma forma de dar uso às minhas latinhas ;-)

Estou numa fase de consciência ambiental.
Guardo tudo quanto é embalagens que possa reaproveitar.

A quantidade de latas, frascos de vidro e embalagens de plástico que deitamos fora é absurda.
E o incrível é que somos capazes de ir à lojinha do chinês e trazer 
frasquinhos para guardar os trecos que temos. Não pode ser!


Os saquinhos de pão feitos pela minha amiga, com tecido reaproveitado.
Sim, retalhos, sobras de fábrica.
Esta é outra dica ;-)

Pronto, agora falta cuidar da minha hortinha de ervas aromáticas e personalizar os meus frascos, 
trazer um pouco de cor para além do preto e branco. Um tapetinho vermelho? 
Mas claro, temas para outros posts :-)