segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Escravatura moderna - 27 milhões de pessoas escravas



O vídeo abaixo é um dos muitos fantásticos momentos TEDX. Este é triste. Tremendamente triste. São relatos de uma fotógrafa humanitária, Lisa Kristine, sobre a escravatura moderna, em países como a Índia ou o Gana. No vídeo vêm-se pessoas escravas durante 14/16 anos. Pessoas que não chegam a conhecer outra realidade que não a sua. Crianças, adultos doentes e idosos.   

A nossa sociedade está completamente subvertida. Parece-me que a globalização só veio a disseminar a ganância. Os tempos são outros mas as grandes questões sociais ainda perduram sem resolução. 

Já assisti três vezes, e a minha consternação mantém-se. Sinto que os meus mais simples desejos são demasiado ostensivos perto de quem só anseia pela liberdade. Olho para mim. Com todo o conforto que tenho. Que é simples mas suficiente. E penso que já me chega. Chega-me o que tenho. Mas não chega. Não chega o que essas pessoas têm. Porque resume-se a nada. Porque unicamente sobrevivem com dor e esperança, de que um dia tenham direito à liberdade.

Assistam e partilhem. Essas pessoas merecem que isto seja divulgado. Atualmente existem 27 milhões de pessoas escravas em todo o mundo. As grandes empresas têm de começar a ter vergonha pelo modo como enriquecem, à conta da desumanização destas pessoas.